sábado, 27 de Abril de 2024  09:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-01-2009

Orçamento da Junta de Freguesia não ultrapassa os 60 mil euros


Junta de Freguesia de Arcos em destaque

A terminar o seu segundo mandato à frente da Junta de Freguesia de Arcos, o autarca Fernando Fernandes faz um balanço muito positivo, embora reconheça que às Juntas de Freguesia não resta muito espaço de manobra para a realização de grandes obras, já que todas se vêem a braços com parcos orçamentos.

Assim, admite que à Junta, que lidera vai para oito anos, cabe essencialmente uma função social, já que apoia as várias colectividades e associações existentes na freguesia em actividades que vão promovendo ao longo do ano, assim como leva a cabo pequenas mas importantes reparações nas mais variadas infra-estruturas sob a sua alçada, tais como em Jardins-de-Infância, Escolas do 1.º ciclo, associações, colectividades várias.

"Repare que existem situações várias que, não sendo obras de grande impacto, estão mais no pensamento das pessoas do que aquelas que à partida são consideradas mais importantes", justificando assim o significado de obras mais pequenas.

Ciente de que não existe nenhuma grande obra que marque o mandato, "essas são feitas pela Câmara Municipal", destaca que não gostaria de terminar este mandato sem levar a cabo a construção de um parque infantil na freguesia.

"Um dos grandes projectos passa pela construção de um parque infantil em condições, a localizar perto do Quartel da GNR, já que a freguesia não possui nenhum equipamento do género", avança, reconhecendo que tal só será possível que existir orçamento para tal.

Na realidade o orçamento da Junta de Freguesoa não ultrapassa os 60 mil euros, ainda que este ano possa chegar aos 90 mil, caso a Câmara Municipal atribua o reforço (mais 40%) prometido.

"Existe um projecto para a construção de um parque infantil, na Câmara Municipal, orçado em 100 mil euros e feito pelo antigo GTL - Gabinete Técnico Local, por isso gostaria de o deixar pronto, para satisfação dos mais pequenos", diz ainda.

Fernando Fernandes avança ainda que gostaria de ver concretizado o sintérico de Famalicão, que já está começado. Uma obra do clube, iniciada em 2008, mas que necessita de mais apoios, embora reconheça ser louvável o empenhamento de um particular que está a suportar parte dos custos com a obra.

Orçada em mais de 100 mil euros, o autarca de Arcos destaca a importância deste espaço para o desporto em geral, na medida em que o sintético de Anadia, existente no Complexo Desportivo da cidade, já está superlotado para um concelho que tem 15 freguesias.

Paralelamente destaca que a Junta de Freguesia tem executado vários passeios em artérias da freguesia, melhorando ainda o estado em que se encontram vários caminhos.

Todavia, destaca que a prioridade vai no sentido de concluir as várias obras iniciadas a nível da rede viária. Ruas que têm vindo a sofrer intervenções profundas, quer em matéria de rede pública de água, águas pluviais, passeios e que precisam agora ser concluídas. São exemplos disso a Rua Adriano Henriques, Rua da Bela Vista e Rua dos Olivais.

Até ao final do mandato acredita que poderá ainda melhorar as condições existentes no Parque de Merendas das Vendas da Pedreira. Um local de passagem, em pleno IC2, onde já existem mesas, bancos e fonte. "Queremos ali construir umas casas de banho de apoio, já que no local param muitas pessoas, sobretudo peregrinos em direcção a Fátima", avança.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®